sexta-feira, 12 de março de 2010

* Uma viagem de história da infância às histórias de vida a partir da obra
" jogos infantis" de Peter Brueghel. ( Eliane Ap. Bacocimo)
termo abordado em tal situação com base nesse resumo; cito, Schwartz como exemplo,
O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui meios para desenvolver a curiosidade e o princípio de toda descoberta. Apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana, assim na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. A criança opõe uma resistência ao ensino, porque acima de tudo ela pode deixar de ser lúdica. Nos referimos aos conteúdos observados em aulas de Educação Física Infantil que por muitas vezes, na prática, negam todos universos da cultura corporal, do lúdico, dos jogos e brincadeiras. É um grande equívoco reduzir todas possibilidades deste universo da Educação Física Infantil à prática de atividades esportivas e ao número reduzido de temas e propostas por parte dos Professores.

Segundo Schwartz 2002, a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades. A criança não se importa se está indo bem ou mal em uma atividade, o que importa para ela é saber se está tendo prazer ou não em determinada atividade.Os conteúdos relacionados ao universo esportivo predominam na cultura da Educação Física, sendo a criança condicionada desde as primeiras séries do ensino fundamental a associarem aulas de Educação Física com jogos de futebol, vôlei e queimada.

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