sábado, 5 de junho de 2010



VISÃO DA OBRA DE ARTE

Através desta imagem( obra de arte de Hugo Van Der Goes), o mais visível que podemos notar relacionando com o conteúdo estudado são; o corpo, religioidade, luta, cultura e ciência. Esses são os pontos que mais se identificam com que estudei, onde na imagem eu vejo o corpo presente desde um corpo no começo de sua vida pós nascer , corpo adulto e um "corpo alma'' que pra mim seria os anjinhos, e Na obra de Daolio (1995, p.39) percebe-se um entendimento parecido a esse quando o autor afirma que o homem, por meio do seu corpo, pode assimilar e se apropriar “[...] dos valores, normas e costumes sociais, num processo de inCORPOração [...]”. Essa incorporação nada mais é do que o processo pelo qual os seres humanos passam a internalizar em seus corpos os valores sociais que estão contidos na sociedade e na imagem está presente a internalização em seus corpos os valores sociais mais também os valore de sua cultura. Que quando falo de anjos já entro com a relação de religiosidade também presente na obra, que segundo .(Mauss 2003).A cultura religiosa influencia no uso das “técnicas corporais” e na construção dos corpos.De certa forma, todas as religiões estabelecem normas e padrões decomportamento aos indivíduos em todas as suas ações cotidianas. Sendo assim, o corpo de cada ser humano reflete um emaranhado de símbolos que foram aprendidos, não sópela educação formal, ou pela crença religiosa, mas por todo um processo no decorrerde suas vidas, o que o torna algo dotado de experiências construídas culturalmente.
E quando falamos de cultura, eu destado em si pelo fato de que aquela sociedade, aquele povo ali presente todos parados vendo aquele bebê, talvés Jesus ou uma criança mandada por ele, e também levar a serio a mistura de cultura e religião que por sua vez Segundo Geertz (1989), é por meio desse mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história, desde a utilização de ferramentas, passando pelo convívio social, pela linguagem chegando a outras formas mais complexas de significar o fazer humano. O autor demonstra com isto, como o convívio entre povos foi tecendo uma teia de significados que foram ganhando densidade ao longo da história da humanidade, significados estes que, por sua vez, estão em constante processo de re-significação.
E mais uma situção que percebi presente na imagem, foi nos três homens do lado direito da imagem onde doís deles estão com lanças ou talvés pás; lanças que poderia servir para a captura de animais para sobrevivencia e pás para algum tipo de cultivo em lavouras. E que por meio dessa visão Compreender o que é jogo, suas diferenças para o esporte, e principalmente o ludicismo esta cada vez mais claro em nossas mentes, mas como ainda estamos no início do estudo, o Huizinga (Homo Ludens – Huizinga, Johan – 2001, 5º ed.) continua a nos surpreender, principalmente quando associa a guerra, a luta ao jogo lúdico, mostrando que apesar da guerra traçar momentos de tristeza e dificuldades, ela se encaixa, segundo o autor, dentro desse movimento do jogo.
Sendo a luta um jogo humano, compreender a associação entre os temas com o corpo, leva nos a tentar entender o trabalho como uma junção dos assuntos e esse foi nosso desafio: Compreender corpo, jogo e luta.
E que não poderia esquecer é a Ciência, que de fato, tudo surge com base nela, desde uma simples pesquisa até a vida real, que em relação com a imagem eu viso como a ciência com relação ao homem a vida em si e até mesmo de uma sociedade, que Segundo Ander-Egg (1978) citado por Lakatos (1991), a Ciência seria um conjunto de conhecimentos racionais, que fazem referência a objetos da uma mesma natureza. Já Michel Blay classifica a Ciência como conhecimento claro e evidente de algo, sendo então de raciocínios experimentais ou sobre uma análise da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário